Significado de alguns termos utilizados no golfe.

Draw 4ª Taça Bismark
5 de agosto de 2016
DRAW DE SAÍDA TÉCNICO – PRA QUE ISSO ???
17 de agosto de 2016
Exibir tudo

Par

Par é derivado do termo da bolsa de Londres que um estoque pode estar acima ou abaixo do seu valor normal ou ‘par’.

Em 1870, o Sr. AH Doleman, um escritor de golfe inglês, pediu aos profissionais de golfe David Strath e James Anderson, o resultado seria ganhar ‘The Belt “, em seguida, o troféu ao vencedor para ‘The Open’, em Prestwick, onde foi realizado pela primeira vez anualmente a partir de 1861 a 1870. Strath e Anderson disse que o jogo perfeito deve produzir uma pontuação de 49 por doze buracos de Prestwick. Sr. Doleman chamou essa ‘par’ para Prestwick e, posteriormente, Young Tom Morris venceu com uma pontuação de duas tacadas acima do “par” para as três rodadas em total 36 buracos.

 

Birdie

O Country Club em Atlantic City reivindica o primeiro uso da palavra “birdie” em si, como mencionado no site da USGA.  Em 1898/9, A.B. Smith e seu irmão, William P Smith, e seu amigo, George A Crump, que mais tarde construiu Pine Valley, estavam jogandoo segundo buraco no Atlantic City, par quatro, quando a segunda batida de A.B Smith bateu uma ave (em inglês bird) em voo e ficou a poucas polegadas do buraco. Smith disse: “bird of a shot” (isso é um tiro de ave) e alegou que ele deveria obter dinheiro em dobro se vencer com um abaixo do par, o que foi acordado. Ele devidamente embocou seu putt para ganhar com um abaixo do par e os três designaram tal pontuação como um “birdie”. O Atlantic City Club data o evento para 1903.

 

Bogey:

De acordo com o Museu USGA, o “homem do Bogey” era um personagem em uma canção britânica do final do século 19. Ele viveu nas sombras e disse na canção, “Eu sou o homem do Bogey, trava-me se você pode.”

Com o tempo, o termo “score bogey” entrou em uso – mas é denotado uma boa pontuação, não uma pobre. Em outras palavras, bogey era permutável, nesse momento, com o termo “nominal”.

No início do século 20, no entanto, par começou a ser aplicado à pontuação ideal de golfistas profissionais, enquanto bogey tornou-se gradualmente aplicada a golfistas recreativas. De lá, foi um curto salto para o seu significado atual de uma pontuação de 1 acima do par.

Como “par” tornou-se o termo aceito para uma boa pontuação em um buraco “, bogey” foi aplicado para a pontuação mais elevada.

 

Dormie:

O que é Dormie?
Esse termo se aplica em uma partida match-play, jogador contra jogador, onde um dos jogadores está a apenas um buraco de abrir uma vantagem que não pode mais ser alcançada pelo adversário, logo a um buraco de vencer a partida.

A explicação do termo “Dormie” vem da palavra “dormir”, que compartilha uma origem francesa e Latin. “Dormir” significa “para dormir.”

“Dormie” significa que um jogador alcançou uma vantagem de match-play que é insuperável (pelo menos em jogos em que as metades estão em uso) – e assim o jogador pode, de uma maneira de falar, relaxar, sabendo que ele não pode perder a partida. “Dormir” (para dormir) se transforma em “dormie” (relaxa, você não pode perder). (Embora os jogadores que têm “ido dormie” ainda podem deixar de ganhar se o adversário vencer os buracos que ainda estão em disputa).

 

Agradecimento ao Sr. Edward pelo compartilhamento desse conteúdo.