Footgolf: a bola de futebol invade os campos de golfe

Tiger Woods e Dr. Fernando Marcondes: histórias de superação
3 de dezembro de 2018
Exibir tudo

Já pensou em jogar bola de futebol nos campos de golfe? Sim, é possível. O footgolf não é nem futebol nem golfe, mas uma junção das duas modalidades. O jogo requer força, precisão e estratégia para se atingir bons resultados. A novidade é que o Costão Golf passou a oferecer também um espaço para a prática do footgolf, esporte que ainda está despontando no Brasil. Neste post você vai saber mais sobre o jogo. Confira!

Bola de futebol + regras de golfe

O footgolf é um mix do futebol, já oficializado como paixão nacional e do golfe, que está conquistando cada vez mais adeptos. Funciona assim: os jogadores pontapeiam uma bola de futebol no tee do campo de golfe, fazendo com que ela caia em um dos buracos no menor número de toques possível. Em resumo, o footgolf tem como base as regras do golfe, mas possui algumas características próprias:

– Na maioria das vezes, o footgolf é jogado sem supervisão ou arbitragem. Uma postura disciplinada e o bom espírito esportivo devem prevalecer, independente do grau de de competição do jogador;

– O esporte requer o uso de trajes esportivos e confortáveis, incluindo camisa de gola.

– Recomenda-se para o jogo de footgolf a bola de futebol de campo nº 5, que deve ter fácil identificação. A bola deverá ser jogada em um só movimento, sendo que o pé necessita estar separado dela e visivelmente atrás da mesma na hora do chute. Ela deve ser jogada de até dois metros detrás dos marcadores;

– Depois, deve-se jogar a bola do local de onde ela parar, sendo proibido movê-la;

– O jogador de footgolf que ficar mais longe do ghole (buraco) será o primeiro a dar o próximo chute;

– Somente no green (ou área final) é possível apanhar a bola ou substituí-la. “Desistir” para o rival não é permitido;

– O vencedor será aquele que completar as jogadas do campo atingindo todos os buracos com o menor número de chutes.

A modalidade ainda é recente. O primeiro campeonato mundial foi realizado em 2012, na Hungria. Oito países se reuniram para disputar o footgolf em Budapeste, no campo de golfe Kisoroszki.

E aí, gostou? Vem para o Costão Golf e faça uma aula experimental para conhecer a modalidade. Esperamos você!