11° Taça Capitão

10° Taça Cidade Florianópolis
4 de fevereiro de 2020
11° Taça Capitão
4 de fevereiro de 2020
Exibir tudo
28mar2020

18 buracos

11ª Taça Capitão - Regulamento

 

Como se formarão as duplas?

As duplas serão formadas livremente pelos Aderentes do Clube, mas a diferença de handicap (não de index) entre os componentes da dupla não poderá ser maior do que 5 (cinco) strokes. Serão considerados os handicaps index publicados pela Federação Paranaense e Catarinense de Golfe e válidos na data da etapa que está sendo jogada. O handicap será convertido conforme slope do tee de saída (branco ou vermelho)

Na hipótese de jogadores com diferença de handicap superior a 5 strokes formarem uma dupla, o jogador com handicap mais alto jogará o campeonato com handicap igual ao do parceiro acrescido de 5 (cinco) strokes. Por exemplo: se a dupla é formada por um jogador handicap 1 e outro jogador handicap 16, para este último será computado handicap 6 (1 do handicap do parceiro acrescido de 5 strokes).

 

Como se apura o handicap das duplas?

O handicap das duplas será obtido pela soma dos handicaps dos jogadores para o campeonato, multiplicada por 3 (três) e dividida por 8 (oito), donde se origina o nome 3/8 (três oitavos). Por exemplo: se a dupla é formada por um jogador handicap 10 e outro handicap 15, a soma, 25 (10 + 15), é multiplicada por 3, resultando 75 (25 x 3), e posteriormente dividida por 8, resultando 9,37 (75 / 8) que, arredondando-se, finaliza 9. A dupla objeto deste exemplo jogará o campeonato com handicap 9, tanto no primeiro dia de classificação (Fourball Inglesa), quanto no segundo dia de classificação (Tacadas Alternadas), igualmente nos Match Plays. Se a dupla é formada por um jogador handicap 1 e outro handicap 16 (para este último contará 6 para fins do campeonato), a soma, 7 (1 + 6), é multiplicada por 3, resultando 21 (7 x 3), e posteriormente dividida por 8, resultando 0,87 (21 / 8) que, arredondando-se, finaliza 1. A dupla objeto deste exemplo jogará o campeonato com handicap 1.

 

O que é a modalidade Fourball Inglesa?

Cada jogador da dupla joga normalmente cada buraco, anotando-se no cartão apenas a melhor bola (gross) da dupla em cada buraco. Ao final deduz-se o handicap da dupla para que se obtenha o escore final da dupla. Por exemplo: as melhores bolas da dupla em cada buraco somam 41 (primeira volta) e 39 (segunda volta), e o handicap da dupla é 10; então, 41 + 39 = 80 (gross) - 10 (handicap) = 70 (escore final).

 

O Campeonato.

Fase Classificatória.

A Primeira Fase, ou Fase Classificatória, será disputada no dia 28 de março de 2020, sábado, em 18 (dezoito) buracos. As duplas jogarão: homens do tee branco e mulheres do tee vermelho, que será fixado em seu ponto mais extremo.

Constatada a ausência de um dos jogadores de uma dupla, o jogador presente poderá representar a dupla, dando-se início às partidas, nada impedindo que o jogador ausente no início das partidas passe a integrar a dupla tão logo se faça presente. Os buracos já disputados e o que estiver em disputa são considerados válidos e o jogador passará a integrar a dupla no primeiro buraco a se iniciar após a sua chegada.

Caso nenhum dos jogadores de uma dupla esteja presente no horário marcado para a sua partida, a dupla estará automaticamente desclassificada.

 

Match Play.

Os confrontos em match play também serão disputados do tee branco (masculino) e do do tee vermelho (feminino), fixado em seu ponto mais extremo.

A Comissão se reserva no direito de mudar as datas dos confrontos.

Classificam-se as 16 (dezesseis) melhores duplas para as Oitavas-de-Final, que serão disputadas até o dia 4 de Abril de 2020, em match play.

As duplas poderão agendar os jogos em match-play com o starter até a data limite de cada etapa conforme o calendário. Caso não haja consenso entre as equipes no agendamento de data prévia para o match-play antes da data limite, vale a data limite como a data do jogo obrigatório para as equipes. Portanto, a equipe que não estiver presente na data limite do match-play será desclassificada.

Os confrontos das Oitavas-de-Final, considerando a ordem de classificação da Primeira Fase, serão definidos da seguinte maneira:

 

Jogo 1 - 1ª x 16ª

Jogo 2 - 2ª x 15ª

Jogo 3 - 3ª x 14ª

Jogo 4 - 4ª x 13ª

Jogo 5 - 5ª x 12ª

Jogo 6 - 6ª x 11ª

Jogo 7 - 7ª x 10ª

Jogo 8 - 8ª x 9ª

 

As oito duplas vencedoras disputarão as Quartas-de-Final, até o dia 05 de Abril de 2020 em match play, cujos confrontos serão definidos da seguinte maneira:

 

Jogo   9 - Vencedor Jogo 1 x Vencedor Jogo 8

Jogo 10 - Vencedor Jogo 2 x Vencedor Jogo 7

Jogo 11 - Vencedor Jogo 3 x Vencedor Jogo 6

Jogo 12 - Vencedor Jogo 4 x Vencedor Jogo 5

 

As quatro duplas vencedoras disputarão as Semi-Finais, o dia 10 e 11 de Abril de 2020, em match play, cujos confrontos serão definidos da seguinte maneira:

 

Jogo 13 - Vencedor Jogo   9 x Vencedor Jogo 12

Jogo 14 - Vencedor Jogo 10 x Vencedor Jogo 11

 

No dia 12 de Abril de 2020, será disputada a grande Final da Taça Capitão, em match play, e o confronto será definido da seguinte maneira:

 

Jogo 15  - Vencedor Jogo 13 x Vencedor Jogo 14

 

Os matches das Oitavas, Quartas, Semi e Finais se jogam buraco por buraco.

A diferença de handicap entre as duplas é multiplicada por 85% (0,85) para se alcançar a quantidade de strokes que a dupla com menor handicap concederá para a dupla com maior handicap. Por exemplo: se a diferença entre os handicaps das duplas confrontantes for de 4 (quatro) strokes (uma dupla com handicap 11 e outra dupla com handicap 15), 4 multiplicado por 85% é igual a 3,4 que, arredondando-se, chega-se a 3 (três) strokes. Os strokes serão concedidos nos buracos com maior dificuldade do campo que, no nosso caso, são os buracos 4, 13 e 7.

No horário marcado para o início dos matches, constatada a ausência de um dos jogadores de uma dupla, o jogador presente poderá representar a dupla, dando-se início à partida, nada impedindo que o jogador ausente no início da partida passe a integrar a dupla tão logo se faça presente. Os buracos já disputados e o que estiver em disputa são considerados válidos e o jogador passará a integrar a dupla no primeiro buraco a se iniciar após a sua chegada.

Caso nenhum dos jogadores de uma dupla esteja presente no horário marcado para a sua partida, será considerado WO em favor da dupla presente, ainda que representada por apenas um dos seus jogadores.

Caso nenhuma das duplas se faça representar no horário marcado para o início do respectivo match play, será considerado duplo WO em desfavor de ambas. Neste caso, a dupla confrontante do vencedor daquele match play em que foi declarado duplo WO passará automaticamente de fase.

Os dias e horários marcados para os jogos de Oitavas-de-Final, Quartas-de-Final e Semi-Finais são os limites para a realização dos confrontos, nada impedindo que as duplas envolvidas nos confrontos antecipem seus jogos, desde que previamente o Head-Pro (mariano@costaogolf.com) e o Starter (starter@costaogolf.com.br).

A disputa da Final deverá ocorrer no dia e horário marcado.

 

Premiação.

Serão premiadas, com troféus alusivos às conquistas, as duplas Campeã e Vice-Campeã.

Os troféus serão entregues no final do ano juntamente com o jantar de encerramento. A dupla campeã terá seu nome fixado no bar do Costão Golf Club e que posteriormente será transferida para o Club House.

 

As inscrições.

As inscrições das duplas poderão ser feitas diretamente com starter até o dia 27 de março de 2020, ao valor de R$ 100,00(cem reais) por dupla, não incluído os almoços.

Contamos com a participação e o entusiasmo de todos.

 

 

Eliza Coral - Capitã de Golfe

Rodrigo Veiga - Capitão de Golfe

A Comissão de Golfe

 

Mais informações no e-mail starter@costaogolf.com.br ou telefone 048-3209-2105.


Você pode se hospedar em nosso Hotel Oficial

Hospedagem:   

Hotel Oficial: Costão do Santinho Resort e Spa.

Add To Calendar