Educação Ambiental

Histórico

No ano de 2006, ainda em sua fase inicial, o Costão Golf começou a desenvolver suas primeiras atividades de cunho educacional. Foi em abril deste mesmo ano que estudantes e professores de uma Escola Estadual, localizada nas proximidades, foram convidados para realizar o plantio de diversas mudas de plantas nativas por toda a borda da área social, onde hoje é o Driving Range. Logo após concluírem esta atividade, os participantes eram convidados pelo Educador Ambiental Renato Ferracioli, (Célula de Ecologia, Cultura e Meio Ambiente do Costão do Santinho Resort), para aprimorar seus conhecimentos sobre meio ambiente através de uma caminhada de interpretação ambiental pela área do condomínio, com aproximadamente 450.000m².

Mas, foi no ano de 2011 que o Educador Ambiental foi chamado novamente. Desta vez, com a missão de criar e desenvolver um projeto de visitação que contemplasse as Instituições de ensino do norte da Ilha de Santa Catarina, surgindo então o Programa de Educação Ambiental do Costão Golf. Desde então, a procura dos colégios para participarem do PEA só vem aumentando.

As atividades

Após o contato inicial e envio de ofício pela Instituição escolar solicitando a participação no Programa de EA, um transporte é enviado para buscar o grupo no colégio respectivo e os levarem até o Costão Golf, a fim de iniciarem as atividades. Logo, nenhum custo é gerado ao colégio ou aos participantes de modo geral.

Assim que o grupo chega ao condomínio, os participantes recebem suas primeiras instruções sobre conduta e respeito à natureza, seguindo para o plantio de espécies nativas pela área do condomínio. Logo após, é efetuada uma caminhada de reconhecimento pelo campo de Golf, onde são elucidados alguns exemplos sobre a preocupação que o Costão Golf possui em relação ao meio ambiente, como: o controle de plantas daninhas sem o uso de produtos químicos; utilização de máquinas e veículos elétricos para não gerar emissões de gases poluentes; rega dos gramados feita com a água proveniente da Estação de Tratamento de Efluentes; e as Lagoas artificiais que compõem o campo abastecidas pela água tratada na ETE, que servem também como verdadeiros refúgios para aves, até mesmo para algumas espécies migratórias.

Passeando pelo campo os participantes têm a oportunidade de conhecer de perto algumas espécies da flora que já existiam no local, assim como outras nativas plantadas posteriormente por conta do projeto de reflorestamento do Costão Golf. Como ferramenta de sensibilização, esta etapa compreende o tocar e cheirar as folhas e flores, provar alguns frutos de espécies frutíferas, aguçando mais os órgãos do sentido como tato, olfato e paladar.

Saindo um pouquinho da área do condomínio, os participantes tem a oportunidade de traçar uma comparação entre os diferentes usos de espaços naturais simplesmente conhecendo um trecho de área degradada, onde espécies exóticas, como pinheiros e eucaliptos foram plantados, assim como também pelo impacto gerado ao solo por conta da criação de gado neste local. A passagem por esta área se faz necessária para que os participantes tenham acesso a um Poço de Captação de água, que extrai a água do aquífero abaixo das dunas, utilizada para abastecer toda a população do norte da Ilha de Santa Catarina.

Chegando nas Dunas, os participantes conseguem compreender um pouco mais sobre sua dinâmica de formação através dos ventos e também sobre o processo cíclico de transgressão e regressão marinha. Já na vegetação que se desenvolve sobre as dunas, conhecida como Restinga, os participantes descobrem uma incrível diversidade de espécies da fauna e da flora que conseguem se adaptar ao alto grau de salinidade e baixa umidade.

De volta ao condomínio, os participantes são guiados em meio às lagoas até chegarem a Estação de Tratamento de Efluentes, conhecendo seu funcionamento e compreendendo um pouco mais sobre a importância do tratamento dos efluentes, assim como a prevenção contra o desperdício de água.

Para finalizar as atividades pedagógicas das visitas, os alunos e professores são levados até a área social do Empreendimento onde um belo lanche os espera para repor toda a energia gasta durante as atividades. Após o término do lanche e um breve descanso de aproximadamente quinze minutos, é hora de se divertir em nosso Driving Range. Neste local, os participantes fazem primeiro um alongamento, onde algumas técnicas básicas são transmitidas, para finalmente introduzi-los no universo do esporte, proporcionando aos participantes o contato direto com os equipamentos utilizados no Golf, executando então suas primeiras tacadas. É PURA DIVERSÃO!